Coluna do Gadotti desta sexta-feira, 6 de setembro de 2024: o Movimento Jurerê Mais, um guia sobre provas de rua em Florianópolis e outros destaques

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

INICIATIVA INSPIRADORA NO NORTE DA ILHA DE SC
Está surgindo o Movimento Jurerê Mais, que une pessoas físicas, entidades, associações de moradores e empresários em torno de ações para viabilizar melhorias na praia do Norte da Ilha de SC. A iniciativa vai atuar em várias frentes. Na área da segurança, por exemplo, o plano prevê a instalação de câmeras inteligentes – em torno de 230 – integradas aos órgãos de segurança pública. Outro objetivo é qualificar a orla de Jurerê e Jurerê Internacional, com sete quiosques padronizados, oito guarda-cadeiras e dois novos postos guarda vidas. Também está no radar um trabalho de zeladoria urbana e jardinagem, além da restauração das passarelas de acesso à praia – que está com a faixa de areia ampliada desde março. Iniciativa inspiradora que busca “subir a régua” – ou seja, melhorar ainda mais a já reconhecida qualidade vida em Jurerê – e que pode, quem sabe, ser copiada por outros bairros de Florianópolis.

PROVAS DE RUA
A prefeitura de Florianópolis está formatando uma espécie de guia com orientações para a realização de provas de rua. Um dos objetivos é evitar a realização de duas corridas seguidas no mesmo percurso – sábado e domingo, por exemplo – o que leva ao duplo fechamento para o trânsito em pouco tempo. A ideia é garantir uma distribuição dos eventos pela cidade, levando em conta a geografia e o calendário, que diminua transtornos aos motoristas. A iniciativa não significa, no entanto, desestímulo aos eventos esportivos ao ar livre. Pelo contrário, a intenção é colocar ordem na casa para consolidar cada vez mais a cidade como capital nacional em maratonas.

DEMOLIÇÃO
A Justiça determinou a demolição parcial de um imóvel que ocupa faixa de praia e restinga em Jurerê, no Norte da Ilha de SC. Os donos do imóvel – onde funciona um restaurante – também foram condenados a recuperar a área degradada de cerca de 244m². Caso não cumpram a decisão, a responsabilidade ficará a cargo do município de Florianópolis e da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram). A sentença foi em ação civil pública do Ministério Público Federal.

DESAFIOS DA CIDADE
Será lançado no dia 14, às 10h, na Editora Desterrados, o livro “A cidade e seus desafios”, que apresenta artigos de arquitetos, professores e engenheiros sobre Florianópolis. Na coletânea, textos de Silvia Lenzi, Elson Pereira, Camila Ghisleni, Mauro Zilbovicius, Ricardo Freitas, Marcos José de Abreu e Afrânio Boppré, que também é organizador. A apresentação é do ex-vereador Lino Peres, que é arquiteto, professor, mestre em arquitetura e doutor em urbanismo. A editora Desterrados fica na rua Tiradentes, 204, centro da capital.

JUNTAS COMERCIAIS
Florianópolis recebe no início da semana que vem o Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais. Em paralelo, secretários-gerais e procuradores vão fazer uma reunião com o objetivo de uniformizar procedimentos. Os participantes também vão fazer uma visita ao Sapiens Parque, no Norte da Ilha de SC.


Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.