Coluna do Gadotti: os destaques de Florianópolis e região desta sexta-feira, 14 de junho

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

PREVENÇÃO A DESASTRES É NEGLIGENCIADA
Levantamento efetuado pela Diretoria de Contas de Gestão do Tribunal de Contas de Santa Catarina, com base no Portal da Transparência do Estado, aponta que nos últimos anos os investimentos na área da Defesa Civil têm sido inferiores ao autorizados no orçamento. O objetivo da iniciativa do tribunal é garantir a efetividade das políticas públicas de prevenção, mitigação e resposta a desastres naturais. Em 2023, em processo para verificação do uso indevido do solo e a preparação dos municípios para enfrentamento dos desastres naturais, chegou-se à conclusão que cerca de 3 mil áreas em 100 municípios catarinenses tinham grande risco de deslizamentos de solo e de inundações. No entanto, 13 deles não possuíam órgãos de proteção e defesa civil formalizados; 49 não possuíam Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil (Fumdec); 34 não tinham Plano Municipal de Contingência (Plamcon); e 31 não tinham locais cadastrados para uso como abrigos.  

COMBATE À CORRUPÇÃO
Teco Padaratz aderiu ao Programa Educando Cidadãos – O que todos nós temos a ver com a corrupção?, lançada no mês passado. O objetivo é disseminar, especialmente entre crianças e adolescentes, uma cultura pautada pela ética e pelo respeito. “A partir de um bom caráter e índole, nós podemos conquistar o mundo! Os caminhos se abrem e a gente se sente pertencente à sociedade, ajudando a construção de uma nova geração de grandes catarinenses e brasileiros. Sem falar que estamos combatendo o maior problema da sociedade, a corrupção”, afirma o ex-surfista.

O ex-surfista profissional Teco Padaratz com o artista plástico Luciano Martins, o delegado de polícia Marcos Ghizoni e o promotor de justiça Affonso Ghizzo Neto: engajamento na campanha “Educando cidadãos”. Foto: divulgação

IMPERDÍVEL
Primeiro longa-metragem de Maria Emília de Azevedo, o drama “Porto Príncipe” teve pré-estreia nesta quinta-feira (13) no Paradigma Cine Arte, na SC-401. Arrebatou a plateia, que depois da exibição interagiu com a diretora e parte do elenco e equipe técnica. Filme tocante e necessário sobre o drama migratório, racismo, xenofobia e amizade. Direção impecável e elenco afinado, com destaque para a veterana Selma Egrei e o haitiano Diderot Senat.

DESRESPEITO
Apesar das várias advertências feitas pelas forças de segurança e do reforço das placas de alerta, a área do heliponto da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, continua sendo usada irregularmente para observação do por do sol. É espaço reservado exclusivamente para pousos e decolagens de emergência!

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.