Coluna do Gadotti: os destaques desta quarta-feira, 5 de junho

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

De segunda a sexta-feira, as notícias, análises e informações de bastidores da região da Grande Florianópolis

REQUALIFICAÇÃO URBANA
Os vereadores de Florianópolis aprovaram em segunda votação, nesta terça-feira (5), o projeto do Retrofit, que tem o objetivo de requalificar prédios ociosos em Florianópolis. A expectativa é que a novidade beneficie especialmente o centro leste da cidade. De acordo com o presidente do Legislativo, João Cobalchini (MDB), o projeto é necessário para a transformação urbana da cidade. “Temos prédios, hoje, que estão abandonados, sem sua função social. O Retrofit é justamente para isso, para que se possa mudar o uso”, disse. A estimativa é que mais de 80 prédios sejam dentro das regras e poderão ser beneficiados pelo projeto, que agora vai para a sanção do prefeito Topázio Neto (PSD).
“O Retrofit dá um incentivo para que os empreendedores abram o olhar para prédios que acabam se tornando mais difíceis de investir, mas que já estão lá, só que adaptados à vida contemporânea, com acessibilidade, plano preventivo de incêndio, dando a eles, às vezes, usos diferentes. Às vezes um prédio inteiro de comercial está lá, e poderia ser um uso residencial, afinal, estamos no centro, trazendo a moradia para perto do emprego. Queremos um centro vivo, um centro potente, e isso conseguimos com pessoas circulando”, lembra a vereadora Manu Vieira (PL), autora da proposta..

RIO VERMELHO
A juíza Cleni Serly Rauen Vieira, da 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital, determinou a paralisação imediata da obra de macrodrenagem no bairro Rio Vermelho. A decisão atendeu a um pedido liminar feito pela 22ª Promotoria de Justiça da Capital. O Ministério Público apontou que os trabalhos foram iniciados pelo município sem o devido licenciamento ambiental e já tinham sido alvo de embargo pelo Instituto do Meio Ambiente de SC (IMA).

MERCADO PÚBLICO

A prefeitura de Florianópolis contratou emergencialmente por 90 dias a empresa Viane Fabricação de Máquinas e Equipamentos, para a execução de manutenção do sistema preventivo de incêndio do Mercado Público. O objetivo é garantir o efetivo funcionamento do sistema enquanto está sendo preparado o edital de pregão eletrônico para prestação de um serviço a longo prazo. A cobrança foi feita pela 30a Promotoria de Justiça da Capital depois de uma vistoria realizada pelo titular Daniel Paladino.

DESASTRES AMBIENTAIS
A Câmara de Florianópolis vai fazer uma audiência pública para debater políticas de prevenção a eventos climáticos extremos e desastres ambientais. A proposta, iniciativa do vereador Afrânio Boppré (PSol), foi aprovada na sessão desta terça-feira (4). Ainda não foi definida a data da audiência. “Tragédias como a que acomete, nesse momento, o Rio Grande do Sul, devem nos fazer elaborar medidas preventivas para a cidade, que, pela localização em área costeira, está vulnerável a diversos fenômenos, como ciclones, chuvas torrenciais, deslizamentos e avanço do nível do mar”, justifica Afrânio.


Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.