logo-branco.png

9 de setembro de 2024

Coluna do Upiara: Gaeco em Criciúma, MDB a reboque em SC, Dário soltando os cachorros e outras notas desta segunda, 5

Coluna Upiara Por Toda Santa Catarina

A Coluna Upiara Por Toda Santa Catarina desta segunda-feira, dia 5 de agosto, destaca o final do prazo para as convenções partidárias que definem os candidatos a prefeito, vice e vereador. Na pauta, também, a Operação Caronte em Criciúma.

MDB compôs com quem quis (o MDB)

Na reta final das convenções partidárias em Santa Catarina, o MDB era a ponta solta em cidades importantes do Estado. As tentativas de articular apoio para a candidatura de Carlos Chiodini (MDB) em Itajaí com apoios da legenda em outras cidades surtiram pouco efeito. Com isso, o partido foi se encaixando caso a caso e produzindo apoios sem contrapartida e/ou candidaturas isoladas. Nos apoios gratuitos, o MDB foi com o PL de Egídio Ferrari em Blumenau e com o PSD de João Rodrigues em Chapecó – ambas na linha na linha de abraçar o favorito.

Cachorro que caiu da mudança

Na linha “cachorro que caiu da mudança”, o MDB vai com candidatura própria apenas para dar visibilidade à chapa de vereador em duas cidades em que já ostentou muita tradição e mandonismo: Joinville e Criciúma. Na terra de Luiz Henrique, a chama vai ser carregada por Luiz Claudio Gubert, que foi secretário municipal nos governos Marco Tebaldi e Udo Döhler, mas nunca disputou eleição. Na cidade de Eduardo Pinho Moreira, o MDB foi preterido pelo PL – que decidiu ir de chapa pura com Ricardo Guidi (PL) e Acélio Casagrande (PL). O 15 na urna ficou com o vereador Paulo Ferrarezi (MDB), o quase vice. Mas dizem que o deputado federal Luiz Fernando Vampiro (MDB) gostou.

Agora vai

Acélio Casagrande tenta pela terceira vez a majoritária em Criciúma. Ficou em terceiro lugar como candidato a prefeito em 2008, na primeira eleição de Clésio Salvaro (PSDB na época). Em 2016, como vice de Márcio Búrigo (PP na época), ficou em segundo, no retorno de Salvaro ao paço. Casagrande foi ressignificado eleitoralmente em 2022, quando foi o candidato a deputado estadual mais votado em Criciúma – ficando com a primeira suplência do PSDB. Mas nessa ele tinha o apoio do ex e novamente adversário Salvaro.

Operação Caronte em Criciúma

Criciúma viveu as convenções do PL e do PSD no final de semana e a deflagração da Operação Caronte, do Gaeco que investiga irregularidades no serviço funerário. Entre as prisões preventivas, dois candidatos a vereador: Jefferson Monteiro (Republicanos) e Bruno Ferreira (PSD), ex-secretário municipal. Outros dois tiveram busca e apreensão: Aldinei Potelecki (Republicanos) e Daniel Antunes (União). O Adelor Lessa diz que a prefeitura já sabia que a operação seria deflagrada.

Tem para todos

É curioso ver Aldinei Potelecki e Jefferson Monteiro, este presidente municipal do Republicanos, e lembrar da disputa do PSD de Vaguinho Espíndola e do PL de Ricardo Guidi pelo partido. Monteiro foi responsável pela surpreendente mudança de rumo do Republicanos rumo ao PL, mas todos sabiam que Potelecki continuaria ligado aos pessedistas.

Adeliana tem vice em São José

Horas antes da convenção que define sua candidatura a prefeita de São José pelo PL, nesta segunda-feira, Adeliana Dal Pont anunciou seu vice: Thiago Ramos (PL), filho do Bispo Flori (Republicanos). O nome havia sido ventilado e vetado por conta de antigas postagens do pai em redes sociais que desagradam bolsonaristas e fazem a festa da comunicação do adversário Orvino Coelho de Ávila (PSD). Mas os bombeiros entraram em campo e conseguiram “desvetar” Thiago. O PL vai de chapa pura na majoritária, mas conta com PP e Avante na coligação.

Gean faz agrado ao PSD

O PL de Adeliana Dal Pont foi atrás do União Brasil para ampliar a coligação na disputa pela prefeitura de São José. Não teve sucesso. De quebra, o ex-prefeito florianopolitano Gean Loureiro (União) fez questão de ele mesmo avisar o PSD estadual de que a conversa não iria adianta. Ou seja, Gean fez questão de mostrar que o problema dele com os pessedistas não atravessa o Rio Araújo, divisa entre a São José de Orvino Coelho de Ávila (PSD) e a Florianópolis de Topázio Neto (PSD).

Aliás, Topázio não pegou a estrada

Por falar em Topázio Neto (PSD), o prefeito e candidato à reeleição em Florianópolis não caiu na estrada para acompanhar as convenções dos correliogionários Vaguinho Espíndola em Criciúma e João Rodrigues em Chapecó. Se tivesse ido, teria visto nos dois palcos a saudação do prefeito de Chapecó como possível nome do PSD na disputa contra Jorginho Mello (PL) em 2026. O governador é, hoje, o principal aliado de Topázio em Florianópolis.

Constatação

Quem gosta de saia justa é a Eliana, ex-SBT, agora no comando do programa na GloboNews, não é mesmo, minha gente?

Dário Berger solta os cachorros

Aprovado logo no primeiro final de semana de convenções, o ex-prefeito e ex-senador Dário Berger (PSDB) começa a pautar sua campanha e logo de cara traz um tema que teve muita evidência na gestão do aliado Gean Loureiro (União): a causa animal. A agenda com a pré-candidata a vereadora, Maria da Graça, fundadora da Dibea em Florianópolis, teve como objetivo identificar os principais problemas na pauta animal e estudar propostas para o plano de governo.

“Achei que esse assunto era resolvido desde o nosso governo. Pauta vencida!”, disse Dário, que gravou vídeo sobre o tema para as redes sociais.


Arte em destaque: Galvão Bertazzi.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing