Coluna do Upiara: MDB longe do PT em Itajaí, Blumenau e Chapecó; Carlos Humberto (o pai) apoia Juliana Pavan (e mais notas desta sexta, 2)

Coluna Upiara Por Toda Santa Catarina

A coluna Upiara Por Toda Santa Catarina desta sexta-feira, 2 de agosto, destaca o MDB longe do PT em Itajaí, Blumenau e Chapecó, onde ensaiaram conversas sobre alianças para enfrentar nomes que disputam o eleitor bolsonarista. Também é tema da coluna o apoio velado do deputado estadual Carlos Humberto (PL) a Juliana Pavan (PSD) em Balneário Camboriú.

MDB longe do PT em Itajaí…

O PT de Itajaí decidiu confirmar em convenção o advogado João Paulo Bastos Tavares Gama como pré-candidato do partido a prefeito de Itajaí. Isso deve encerrar as conversas para que os petistas integrassem a chapa liderada pelo deputado federal Carlos Chiodini (MDB), que esta semana anunciou o vereador Márcio Dedé (União Brasil) como pré-candidato a vice-prefeito. Com os adversários Robison Coelho (PL) e Osmar Teixeira (PSD) disputando o nicho bolsonarista da cidade, Chiodini avaliava se valia a pena buscar absorver o eleitorado itajaiense que votou em Lula (PT) para presidente – 25% no primeiro turno.

…e, por tabela, MDB longe do PT em Blumenau

A decisão do PT em Itajaí afetou diretamente as articulações em Blumenau, onde o MDB oferecia o apoio à deputada federal Ana Paula Lima (PT) como contrapartida do acerto com Chiodini em Itajaí. Na quinta-feira, o presidente municipal Daniel Hostin reuniu o partido para anunciar que o jogo em Blumenau continua aberto. Os emedebistas não descartam retomar as conversas com o PL do pré-candidato Egídio Ferrari e devem usar o PSD como interlocutor para uma aproximação com o Novo do pré-candidato Odair Tramontin.

Em Chapecó o MDB já tinha desistido

O MDB também ensaiou uma articulação com o PT em Chapecó, que envolveria uma frente de partidos liderada pelo ex-prefeito Luciano Buligon (de volta ao MDB) para enfrentar o prefeito João Rodrigues (PSD). Buligon desistiu da empreitada e os emedebistas se acertaram com o pessedista.

Emedebistas no bloco de João Rodrigues

Esse alinhamento foi acertado em encontro organizado pelo presidente do PSD, Eron Giordani, em Chapecó. Estavam lá João Rodrigues, o deputado federal Valdir Cobalchini (presidente do MDB estadual), o presidente da Alesc, Mauro de Nadal (MDB), o deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) e o suplente de deputado estadual Cleiton Fossá (MDB). Em Chapecó, o PSD vai de chapa pura, com o vereador Valmor Junior Scolari.

Só não vê quem não quer ver (ou não se importa)

A troca de figurinhas entre o PSD e o MDB em Santa Catarina vai ficando cada vez mais ostensiva.

Jorginho Mello em Campo Grande

O governador Jorginho Mello (PL) participou ontem da solenidade de posse do governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, na presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). (Foto: Eduardo Valente, Divulgação)

Carlos Humberto, o pai, apoia Juliana Pavan em Balneário Camboriú

A pré-candidata a prefeita Juliana Pavan (PSD), de Balneário Camboriú, comemorou o apoio do Democracia Cristã a sua candidatura na noite de ontem. Mais do que a vinda de um pequeno partido para a composição, vale o nome composto: Carlos Humberto. O pai do deputado estadual Carlos Humberto Metzner Silva, que se chama Carlos Humberto Silva, era o pré-candidato do DC a prefeito e agora está no palanque da filha de Leonel Pavan. E é claro que isso significa o que você, leitor, está pensando.

Relembrando

Carlos Humberto, o deputado, queria disputar a prefeitura de Balneário Camboriú, mas o prefeito Fabrício de Oliveira (PL) preferiu Peeter Grando. O governador Jorginho Mello arbitrou a disputa e decidiu pela posição do prefeito.

Podcast Voto+ trata dos efeitos políticos da inauguração do Contorno Viário

Na terceira edição do podcast Voto+, do Grupo ND, convidei o colunista Diogo de Souza, do Jornal ND, e o repórter Paulo Müller, NDTV, para projetar possíveis impactos políticos da inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, previsto para dia 9 de agosto com a presença do presidente Lula (PT). Avaliamos também a proposta de ampliação por mais 15 anos do contrato da concessionária Arteris no trecho Norte da BR-101.

Contorno Viário é o tema do podcast Voto+

Na terceira edição do podcast Voto+, do Grupo ND, convidei o colunista Diogo de Souza, do Jornal ND, e o repórter Paulo Müller, da NDTV, para avaliar os efeitos políticos da inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, que será realizada dia 9 de agosto com a presença do presidente Lula (PT). Também avaliamos a proposta de ampliação do contrato com a concessionária Arteris até 2048.

Café

Escolhida como pré-candidata a vice-prefeita na chapa de Topázio Neto (PSD) em Florianópolis, a vereadora Maryanne Mattos (PL) convidou o colunista para um café em seu gabinete. Garantiu que tanto como candidata quanto como vice-prefeita, em caso de vitória, será discreta e leal, mas nunca decorativa.

Arte em destaque: Galvão Bertazzi.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit