A coluna Upiara Por Toda Santa Catarina desta terça-feira, dia 6 de agosto, destaca as convenções que marcaram o Estado no último dia do prazo legal. Em Itajaí e Rio do Sul, o PSD conseguiu segurar os movimentos do PL para atrair o Republicanos. Na hora da definição, o governador Jorginho Mello preferiu a convenção de Carmen Zanotto (Cidadania) em Lages à do colega de partido Peeter Grando (PL) em Balneário Camboriú.
Republicanos pré-Goetten resiste em Itajaí
O PL de Jorginho Mello bem que tentou tirar o Republicanos das coligações lideradas pelo PSD em Itajaí e Rio do Sul, mas – nestes casos – prevaleceu o acordo realizado antes do deputado federal Jorge Goetten (ex-PL) assumir a presidência estadual do partido com o irmão do governador, Juca Mello, na primeira vice-presidência. Em Itajaí, o Republicanos formalizou ontem em convenção o apoio ao vereador Osmar Teixeira (PSD), indicando o vereador Marcelo Werner como candidato a vice-prefeito. Com direito a tira senha, devolve senha, aciona Brasília, o Republicanos de Itajaí resistiu. O partido tem uma bancada de quatro vereadores.
TRE-SC restitui Republicanos em Rio do Sul
Em Rio do Sul, chegou a acontecer intervenção estadual para mudar o comando municipal e tirar o partido da aliança com Gerri Consoli (PSD). Domicílio eleitoral de Jorge Goetten, Rio do Sul tem Manoel Arisoli Pereira, o Maneca, como candidato do PL – e o deputado federal participou dessa articulação. Mas o desembargador Carlos Alberto Civinski, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) restituiu o comando original do partido e anulou os atos praticados pelo comando ligado a Goetten. Assim, o Republicanos fechou com o PSD, que aglutinou ainda PSDB, Podemos, União Brasil e PRD. Maneca ficou apenas com o MDB, que apresentou como vice o ex-prefeito Garibaldi Ayroso, o Gariba.
Previsão do tempo
O período pré-eleitoral em Santa Catarina foi marcado por dois fenômenos metereológico-eleitorais: o furação agronômico e os ventos merísicos.
Osmar Teixeira impressiona Republicanos
Sobrevivente do furacão agronômico, Osmar Teixeira empolgou os presentes na convenção do Republicanos ao situar-se, com seus 26 anos, no cenário político itajaiense: “A maturidade não é cabelo branco que traz. O que traz maturidade é palavra, caráter, conduta e princípios, que não são demonstrados apenas nas bonitas palavras ditas no microfone, mas sim nas práticas e atitudes feitas no coração. Isso baseia um homem e separa aqueles que são homens, de moleques”. Osmar disse que ele e seus aliados são “o único caminho capaz de levar Itajaí a uma mudança total, no contexto político de uma cidade que durante 30 anos é dominada por dois grupos políticos que se revezam no poder”. Segundo ele, “neste momento está em discussão o futuro de uma cidade que precisa respirar e que, para respirar, precisa de oxigenação”.
Só para lembrar
Imagino que o leitor saiba, mas nas última sete eleições foram eleitos apenas dois prefeitos em Itajaí: Jandyr Bellini (PP) e Volnei Morastoni (MDB). Dizer que as candidaturas de Robison Coelho (PL) e Carlos Chiodini (MDB) representariam a continuidade total dos dois grupos políticos é um exagero tremendo, mas o DNA é inegável.
Jorginho e sua casca de bala
O governador Jorginho Mello teve que escolher se estaria presente na convenção que homologou a candidatura da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) em Lages ou no evento que confirmou Peeter Grando como nome do PL (e do prefeito Fabrício Oliveira) para a prefeitura de Balneário Camboriú. Optou por estar no palco lageano, onde abriu mão até do PL na majoritária para garantir o apoio do Podemos do deputado estadual Lucas Neves para o projeto de sua ex-secretária de Saúde. Claro que todos sabem que Carmen Zanotto só não é PL ainda porque a legislação eleitoral exige que permaneça no Cidadania para não haver risco de perda de mandato parlamentar.
Admito
Eu não sou sommelier de convenção, mas às vezes faço frila de fiscal de presença em palco.
Ela tá de olho é na butique dela
Quem também estava no palco de Carmen Zanotto em Lages é a suplente de deputada federal Geovânia de Sá (PSDB), de Criciúma. Ela representou o PSDB, integrante da coligação, e foi enfática na defesa das virtudes da colega de federação. Se Carmen for eleita prefeita, Geovânia vira titular na Câmara dos Deputados.
E agora?
Elizeu Mattos conseguiu trazer o empresário Gil Zappelline como vice de sua chapa, o que pode dar tilt nos bolsonaristas de Lages em uma eleição sem 22 na urna.
Arte em destaque: Galvão Bertazzi.