A Coluna Upiara Por Toda Santa Catarina destaca as diferentes posturas de Clésio Salvaro em Criciúma, os possíveis efeitos políticos do fim da prisão preventiva de Ed Pereira em Florianópolis e as promessas de tarifa zero nos ônibus de Itajaí.
O silêncio do prefeito Clésio Salvaro sobre a Operação Caronte
É intrigante a estratégia de comunicação de Clésio Salvaro (PSD) e da prefeitura de Criciúma diante da denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) contra o prefeito no Tribunal de Justiça (TJ-SC) derivada das investigações da Operação Caronte sobre uma suposta rede de corrupção nos serviços funerários na cidade. Nem o prefeito e nem a prefeitura se pronunciam oficialmente ou rebatem as acusações que questionam os atos da gestão. A resposta oficial do prefeito e da prefeitura é a mesma: estão à disposição das autoridades. O MP-SC acusa Clésio Salvaro de ter alterado uma lei municipal para atender um grupo de empresários – como apontou reportagem do NDmais.
Contrasta com a voz firme do cabo eleitoral Clésio Salvaro em Criciúma
A postura silenciosa do prefeito Clésio Salvaro é muito diferente da disposição para o confronto mostrada pelo cabo eleitoral Clésio Salvaro nas eleições municipais, onde é o principal motor eleitoral da candidatura de Vaguinho Espíndola (PSD) à prefeitura. Na redes sociais, é Clésio Salvaro que chama o candidato Ricardo Guidi (PL) para a briga, seja abrindo polêmica sobre a paternidade do Parque das Nações, seja debochando da fala do adversário de que teria começado a trabalhar ainda criança. Na questão do parque, Salvaro executou como prefeito a promessa que Altair Guidi fez como candidato na disputa que travaram em 2008.

A volta de Ed Pereira em Florianópolis
Após 86 dias, a revogação da prisão preventiva do ex-vereador e ex-secretário municipal Ed Pereira (União Brasil) gera um sobressalto na incipiente campanha eleitoral de Florianópolis. Entre a primeira a segunda fases da Operação Presságio, o ex-secretário dobrou a aposta e respondeu às investigações da Polícia Civil com muitos vídeos em rede social, indiretas a ex-aliados e uma entrevista alucinada (impossível usar outra palavra) à NDTV. Até agora, está quieto. Dizem que permanecerá assim.
Se for, para onde vai?
Ed Pereira foi secretário nas gestões de Topázio Neto (PSD) e Gean Loureiro (União), hoje rompido com o prefeito e principal apoiador da candidatura de Dário Berger (PSDB). Já tem gente querendo fazer com ele aquela brincadeira que se faz com crianças pequenas: solta no chão para descobrir se engatinha até o pai ou até a mãe.
Tarifa Zero em Itajaí
Nesta segunda-feira, o candidato a prefeito Osmar Teixeira (PSD) prometeu que se for eleito vai implantar tarifa zero nos ônibus de Itajaí. A mesma tema havia sido apresentado nas redes sociais do adversário Carlos Chiodini (MDB) em 12 de julho, ainda na pré-campanha.
Pitaco
Uma coisa que aprendi acompanhando campanhas eleitorais é que quem está na frente nas pesquisas não promete tarifa zero nos ônibus.
Arte em destaque: Galvão Bertazzi.