Coluna do Upiara: Um Clésio em silêncio, outro no ataque; a volta de Ed em Florianópolis; tarifa zero nas promessas de Itajaí

A Coluna Upiara Por Toda Santa Catarina destaca as diferentes posturas de Clésio Salvaro em Criciúma, os possíveis efeitos políticos do fim da prisão preventiva de Ed Pereira em Florianópolis e as promessas de tarifa zero nos ônibus de Itajaí.

O silêncio do prefeito Clésio Salvaro sobre a Operação Caronte

É intrigante a estratégia de comunicação de Clésio Salvaro (PSD) e da prefeitura de Criciúma diante da denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) contra o prefeito no Tribunal de Justiça (TJ-SC) derivada das investigações da Operação Caronte sobre uma suposta rede de corrupção nos serviços funerários na cidade. Nem o prefeito e nem a prefeitura se pronunciam oficialmente ou rebatem as acusações que questionam os atos da gestão. A resposta oficial do prefeito e da prefeitura é a mesma: estão à disposição das autoridades. O MP-SC acusa Clésio Salvaro de ter alterado uma lei municipal para atender um grupo de empresários – como apontou reportagem do NDmais.

Contrasta com a voz firme do cabo eleitoral Clésio Salvaro em Criciúma

A postura silenciosa do prefeito Clésio Salvaro é muito diferente da disposição para o confronto mostrada pelo cabo eleitoral Clésio Salvaro nas eleições municipais, onde é o principal motor eleitoral da candidatura de Vaguinho Espíndola (PSD) à prefeitura. Na redes sociais, é Clésio Salvaro que chama o candidato Ricardo Guidi (PL) para a briga, seja abrindo polêmica sobre a paternidade do Parque das Nações, seja debochando da fala do adversário de que teria começado a trabalhar ainda criança. Na questão do parque, Salvaro executou como prefeito a promessa que Altair Guidi fez como candidato na disputa que travaram em 2008.

Clésio Salvaro critica Ricardo Gudi nas redes sociais
Nas redes sociais, Clésio Salvaro parte para cima de Ricardo Guidi.

A volta de Ed Pereira em Florianópolis

Após 86 dias, a revogação da prisão preventiva do ex-vereador e ex-secretário municipal Ed Pereira (União Brasil) gera um sobressalto na incipiente campanha eleitoral de Florianópolis. Entre a primeira a segunda fases da Operação Presságio, o ex-secretário dobrou a aposta e respondeu às investigações da Polícia Civil com muitos vídeos em rede social, indiretas a ex-aliados e uma entrevista alucinada (impossível usar outra palavra) à NDTV. Até agora, está quieto. Dizem que permanecerá assim.

Se for, para onde vai?

Ed Pereira foi secretário nas gestões de Topázio Neto (PSD) e Gean Loureiro (União), hoje rompido com o prefeito e principal apoiador da candidatura de Dário Berger (PSDB). Já tem gente querendo fazer com ele aquela brincadeira que se faz com crianças pequenas: solta no chão para descobrir se engatinha até o pai ou até a mãe.

Tarifa Zero em Itajaí

Nesta segunda-feira, o candidato a prefeito Osmar Teixeira (PSD) prometeu que se for eleito vai implantar tarifa zero nos ônibus de Itajaí. A mesma tema havia sido apresentado nas redes sociais do adversário Carlos Chiodini (MDB) em 12 de julho, ainda na pré-campanha.

Pitaco

Uma coisa que aprendi acompanhando campanhas eleitorais é que quem está na frente nas pesquisas não promete tarifa zero nos ônibus.


Arte em destaque: Galvão Bertazzi.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit