logo-branco.png

23 de maio de 2024

Consenso na Alesc terá Mauro de Nadal na presidência e Ana Campagnolo na primeira vice

A pouco mais de 24 horas da posse da nova legislatura, os deputados estaduais chegaram a uma composição de consenso para o comando da Assembleia Legislativa. Em conversas que envolveram o governador Jorginho Mello (Partido Liberal), ficou acertado o apoio dos governistas à candidatura de Mauro de Nadal (Mdb), com a indicação da deputada estadual Ana Campagnolo (Partido Liberal) para a primeira vice-presidência do parlamento estadual. O acordo encerra uma longa disputa de bastidores entre Nadal e o deputado estadual Zé Milton Scheffer (Progressistas), que inicialmente tinha o apoio do Partido Liberal (Pl).

O consenso foi costurado nos últimos dias, diante da consolidação da candidatura de Mauro de Nadal, sustentada por quatro blocos partidários formados para equilibrar a disputa interna com o Pl, maior bancada com 11 integrantes. Se a disputa fosse para o voto, Pl e Progressistas correriam o risco de ficar sem espaços na mesa diretora e sem presidências de comissões. Com o acordo, além de vaga para Ana Campagnolo na mesa, o Pl deve comandar comissões menores. Zé Milton Scheffer deve ser convidado a assumir a liderança do governo Jorginho na Alesc.

Os blocos também garantiram a presidência das duas comissões mais cobiçadas. O deputado estadual Júlio Garcia (Psd), principal articulador dos blocos, cedeu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (Ccj), que deve ficar com Camilo Martins. A Comissão de Finanças, por sua vez, será mais uma vez presidida por Marcos Vieira (Psdb).


Sobre a foto em destaque:

Ana Campagnolo será indicada para a primeira vice-presidência da Alesc em acordo do Pl para apoiar Mauro de Nadal. Foto: Vicente Schmidt, Agência Al.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing