Delegado Egídio abre vantagem em Blumenau e venceria em primeiro turno, aponta pesquisa

Pesquisa 100% Cidades aponta crescimento de Delegado Egídio (PL) e chance de vitória em primeiro turno em Blumenau

Se a eleição para prefeitura de Blumenau fosse realizada hoje, o deputado estadual Delegado Egídio (PL) seria eleito em primeiro turno. Isso é o que aponta a segunda rodada de pesquisa do instituto 100% Cidades, que mostra avanço do candidato do PL com 48,1% das intenções de voto na pesquisa estimulada – 10 pontos percentuais acima da soma dos demais adversários.

O 100% Cidades realiza pesquisas em parceria com o Futura nos 100 cidades mais populosas do país. A segunda rodada em Blumenau teve 500 entrevistas, entre 17 e 20 de setembro. O levantamento apresenta margem de erro de 4,4 pontos e tem índice de confiança de 95%. O registro no TRE-SC é SC-06115/2024.

Delegado Egídio dispara na pesquisa estimulada

Na pesquisa estimulada (aquela em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores pesquisados), Delegado Egídio (PL) cresceu 12,4 pontos percentuais desde a primeira rodada de pesquisas, apresentada no final de agosto. O candidato do PL tinha 35,7% e agora aparece com 48,1%. A nova pesquisa reflete o ínicio do horário eleitoral gratuito e a intensificação da campanha de rua.

Os demais candidatos permaneceram estáveis em relação à rodada anterior. Odair Tramontin (Novo) e Ana Paula Lima (PT) mantêm empate técnico na segunda posição, mas ambos oscilando negativamente em relação à pesquisa anterior. Tramontin foi de 21,5% para 19,4%, enquanto Ana Paula passou de 21,5% para 15,2%.

Em outro patamar, Ricardo Alba (Podemos) e Rosane Martins (PSOL) também oscilaram negativamente dentro da margem de erro – Alba de 4% para 2% e Rosane de 1,9% para 1,3%. Brancos e nulos somavam 5,4% e agora são 3,2%, enquanto os indecisos caíram de 15% para 10,8%.

Delegado Egídio cresce sobre indecisos, aponta pesquisa espontânea

O quadro de crescimento da candidatura de Delegado Egídio e redução dos indecisos é mais claro na pesquisa espontânea – aquela que precede a estimulada e que não mostra os nomes dos candidatos aos eleitores pesquisados. No final de agosto, o candidato do PL tinha 23,8% e agora aparece com 44.3%, enquanto os indecisos caíram de 41,6% para 22%. Os demais oscilaram dentro da margem de erro.

Candidatos à esquerda tem maior rejeição

O 100% Cidades mostra estabilidade na rejeição aos candidatos. Com os eleitores pesquisados podendo apontar até dois nomes em que não votariam “em hipótese alguma”, todos os candidatos variaram dentro da margem de erro. Numericamente, Delegado Egídio ultrapassou Odair Tramontin. O candidato do Novo era rejeitado por 10% dos entrevistados e agora por 12,6%, quanto o candidato do PL passou de 6,6% para 13,2%. Ambos são os menos rejeitados entre os postulantes. Ana Paula Lima lidera o quesito com 63,6%, seguida por Rosane Martins com 25,7%. Completa a lista Ricardo Alba, com 15,8%.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit