Executivo propõe a revogação da lei que proíbe cães nas praias de Florianópolis

DECISÃO CONTROVERSA
Sem condições de fiscalização, o poder público municipal decidiu enviar à Câmara de Vereadores um projeto para revogar a legislação que proíbe cães nas praias de Florianópolis. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11) pelo prefeito Topázio Neto (PSD). Em passo seguinte, o Executivo vai propor, no entanto, que a liberação seja apenas em locais e horários específicos, que ainda deverão ser definidos. A decisão é controversa: escancara a ineficiência em fazer cumprir uma lei vigente há mais de 20 anos na capital e abre brecha para abusos – que já acontecem nas areias das praias com a lei em vigor. A liberação envolve não só discussão sobre a convivência harmoniosa nas praias, mas também saúde pública.

PREVIDÊNCIA
O vereador Rafael de Lima (PSD), o Rafinha, se manifestou sobre a proposta de reforma tributária que será encaminhada pelo Executivo à Câmara nesta terça-feira (11). “É uma questão urgente a ser aprovada para garantir as aposentadorias futuras”, disse. Na tribuna, ele defendeu também uma discussão sobre subsídios no transporte coletivo e sobre o custo da Comcap para “arrumar a casa”.

RETROSPECTIVA
Luciano Martins comemora 25 anos de carreira com uma exposição em agosto no Museu da Imagem e do Som (MIS), no Centro Integrado de Cultura. Será uma super retrospectiva, com obras de várias fases do artista e exemplos de parcerias de licenciamento de produtos durante o período.

ÁGUAS INTERNACIONAIS
Empresários brasileiros da economia do mar embarcam nesta segunda-feira (10) para uma missão técnica internacional na Itália. Liderada pela Associação Náutica Brasileira (Acatmar), a comitiva viaja a convite do governo Italiano, por meio do Italian Trade Agency (ITA), com o objetivo de ampliar o intercâmbio entre os dois países. O grupo reúne representantes de diversos segmentos da cadeia produtiva. A programação inclui uma feira setorial na cidade de Pordenone, além de encontros e visitas técnicas a empresas italianas. Eles vão conhecer novas tecnologias e fomentar parcerias estratégicas. “Os empresários brasileiros poderão expandir suas operações e fortalecer sua competitividade global”, afirma Mané Ferrari, presidente da Acatmar e coordenador de Turismo do Floripa Sustentável.

CARNAVAL
Pesquisa da Abrasel aponta que 74% dos empresários do setor pretendem abrir durante o Carnaval 2025 e 69% deles acreditam que o faturamento será maior do que no ano passado. Para a maioria (59%), o crescimento pode chegar a 20%, enquanto 10% esperam resultados ainda mais expressivos.

EMPREGO – A Grande Florianópolis tem mais de 2,5 mil vagas abertas de emprego disponíveis via Sistema Nacional de Emprego (Sine). A maior parte é destinada ao setor de serviços, como hoteis, restaurantes e supermercados.

PLENÁRIO – Na sessão desta segunda-feira (10) a Câmara de Florianópolis aprovou uma moção de aplauso, proposta pelo vereador Leonel Camasão (PSol), à atriz Fernanda Torres pela conquista do Globo de Ouro com o filme “Ainda estou aqui”.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.