logo-branco.png

15 de abril de 2024

Fesporte deve ser definida esta semana; Segurança e Meio Ambiente aguardam

A montagem da equipe que comandará as secretarias de Estado ainda se arrastará pelas próximas semanas. De acordo com o secretário chefe da Casa Civil de Santa Catarina, o deputado Estêner Soratto (PL), o governo estuda e articula nomes para compor as pastas antigas e as criadas a partir da reforma administrativa, que tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Entre eles, o nome do deputado Bruno Souza (Novo) é cotado para assumir a presidência da Federação Catarinense de Desportos (Fesporte).

Durante entrevista ao quadro Plenário, da rádio Som Maior nesta segunda-feira, Soratto explica a demora a partir de um estudo, por parte do governador Jorginho Mello (PL), de propor nomes em sintonia com a população.

– O governador demonstrou que analisa bem, faz uma seleção do colegiado muito próxima do que deseja a população. Por isso às vezes há uma demora. Não tem como negar que a SSP precisa de alguém conciliar, que consiga reunir todas as forças de segurança e também possa dar o resultado que a população deseja. É difícil achar esse nome, mas acredito que nas próximas semanas teremos um nome para a Segurança Pública, assim como para o Meio Ambiente, a secretaria executiva da Pesca, que são as principais que estão aguardando.

A secretaria de Segurança Pública foi recriada a partir da medida provisória da reforma administrativa após um hiato, durante o governo de Carlos Moisés (Republicanos), que a transformou no Conselho Superior das Forças de Segurança Pública de Santa Catarina. Segundo Soratto, o tardar para que seja assumida por um secretariado não significa um revés na segurança pública estadual, uma vez que “todas as pastas que compõem a Segurança Pública estão ocupadas por seus comandantes.

O parlamentar também revela que a aproximação entre Jorginho e o partido Novo não parou no convite recusado por Odair Tramontin para assumir a SSP. Segundo ele, o governador se reúne com o deputado estadual Bruno Souza ainda nesta semana para costurar um acordo, junto ao Novo, para indicar Bruno à presidência da Fesporte.

– Acredito que nesta semana teremos a definição na Fesporte. Poderia ser o Bruno Souza. Haverá uma conversa dele com o governador nesta semana. O Bruno tem uma questão do partido, que parece haver uma restrição em conciliar os cargos. São coisas que tem que se avaliar bem para depois tomar a decisão.

Soratto ainda afirma que tanto a frente da SC Gás como a secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde seguem sem definição.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing