Há três semanas para o prazo final da declaração do imposto de renda, quase metade dos contribuintes catarinenses ainda não entregaram a declaração.
Segundo dados da Receita Federal, até o momento em Santa Catarina já foram entregues 1.583.794 declarações. São esperadas 2.157.111 em todo Estado. Em 2023 foram entregues, no prazo regulamentar, 2.067.829 declarações.
Profissionais de contabilidade podem auxiliar na organização dos documentos, esclarecer dúvidas sobre a legislação e as normas da Receita Federal; preencher a declaração de forma correta e segura, evitando erros que levem a multas; indicar deduções e benefícios fiscais a que o contribuinte tem direito; acompanhar o processo de entrega da declaração.
Investir em um profissional da contabilidade é economizar tempo e dinheiro, pois ao contratá-lo o contribuinte tem maior tranquilidade e segurança ao ter o processo realizado por alguém com expertise. Além disso, os profissionais de contabilidade estão sempre atualizados sobre as mudanças na legislação do IRPF, o que garante que a declaração esteja em conformidade com as normas vigentes – ressalta a presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Morais.
O prazo de envio da declaração de Imposto de Renda 2024 termina em 31 de maio, exceto no estado do Rio Grande do Sul, e será cobrado multa de quem estiver obrigado a entregar a declaração e não o fizer até o fim do prazo.
O valor da multa cobrada é de 1% ao mês, sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.