Errata: Originalmente o texto informava que a empresa FiberX é chinesa. Na verdade, é catarinense, com origem no Oeste do Estado e agora sediada em Florianópolis. A empresa é representante de companhias chinesas.
O governador Jorginho Mello (PL) assinou, nesta quinta-feira, um protocolo de intenção com a FiberX, empresa de tecnologia que oferece serviços de telecomunicações. A empresa instalará uma planta de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Sapiens Parque, em Florianópolis. Será um investimento privado de R$ 100 milhões para o desenvolvimento e exportação dos produtos, que prevê a criação de mais de 600 empregos.
A empresa é uma das representantes da Hauwei, chinesa fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações, e da Sineng, atuando como distribuidora exclusiva no Brasil. Ambas empresas se mostram grandes investidoras no mercado de tecnologia no Brasil e em Santa Catarina.
O governador explica os investimentos que planeja para as empresas tecnológicas em Santa Catarina, impulsionando o Polo Tecnológico do Estado e apoiando a inovação catarinense.
Nós queremos fazer do Sapiens uma grande cidade inteligente. Não tenho dúvida que teremos um local com empresas importantes e que irão alavancar a economia. Nada melhor que apoiar uma empresa que nasceu no nosso Oeste e que irá entregar empregos e investimentos para o estado – diz Jorginho.
Ao oficializar o protocolo de intenções, o Founder e CEO da FiberX, Ivandro Tochetto, destaca a escolha pelo Sapiens Parque para instalar o Centro de Inovação e Tecnologia da empresa, por conta da infraestrutura existente, que inspira e promove iniciativas inovadoras e estratégicas.
Estamos com excelentes expectativas para a concretização desse projeto, assim como temos muito orgulho de investir em nosso estado, potencializando a capacidade de inovação de Florianópolis, e gerando emprego e renda. Temos um projeto audacioso, que envolve muita tecnologia inovadora e automação, sustentabilidade, aproveitamento solar e de água – afirma Tochetto.
O diretor-presidente do Sapiens Parque, Eduardo César Cordeiro Vieira, comenta a parceria com a FiberX e os próximos passos para o Parque e como irá investir na tecnologia no estado.
É uma grande empresa que irá trazer investimentos, mais mão de obra e empregos qualificados não só para a região de Florianópolis, mas para todo o estado – completa Eduardo.
O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, fala sobre a importância de ver mais uma empresa catarinense participando do Sapiens Parque.
A FiberX vem com o objetivo de impulsionar o mercado nacional e internacional, trazendo novos clientes e novos investidores para o Estado. É uma oportunidade ímpar que concretizamos juntamente com o governador Jorginho Mello para a empresa – finaliza Fábio.