Luciane Carminatti escreve artigo em que lamenta a quantidade de notícias falsas envolvendo as enchentes no Rio Grande do Sul e pede às pessoas, especialmente agentes públicos, que não reproduzam narrativas baseadas em fake news.
O que está acontecendo no Rio Grande do Sul é avassalador. É uma verdadeira tragédia com a perda de vidas e a necessidade de reconstruir praticamente um Estado inteiro. Se não bastasse todo esse sofrimento, estão jogando em cima das vítimas mais um peso: o das fake news.
Uma onda de notícias falsas está sendo despejada nas redes para espalhar desinformação, ganhar like e, o pior, para fazer um joguinho político de muito mau gosto.
Enquanto isso, pessoas que deveriam estar completamente focadas em ajudar, em salvar vidas, precisam perder tempo para desmentir essas notícias falsas. E que, convenhamos, apesar de todo o esforço, a verdade nunca tem o mesmo alcance que a mentira.
E sabe o que mais me incomoda em tudo isso? Ver agentes públicos, políticos, se prestando a esse desserviço, a esse ato criminoso.
Foco em salvar vidas
Reforço aqui: esse não é o momento para disputas eleitorais. Usar a tragédia dos nossos vizinhos gaúchos para isso é de uma tamanha insensibilidade.
Mas para conter isso, é preciso a atuação de cada um de nós. Peço a vocês que estão nas redes que não deem audiência para esse tipo de conteúdo, não compartilhe, não curta.
Lembremos que as notícias falsas são alimentadas justamente pela curiosidade, pelo espanto e pelo engajamento das pessoas que compartilham, sabendo ou não que aquilo não é verdade.
O momento agora é de salvar vidas, de ajudar, de apoiar. De fazer com que a união e solidariedade possam minimizar a dor das pessoas. Precisamos proteger nossos vizinhos gaúchos de mais sofrimento.
Luciane Carminatti (PT) é deputada estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.