Observe, leitor, a imagem em destaque nesta postagem. Não é preciso ser expert em política catarinense para saber que se trata do presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal (MDB) deputado estadual há quatro mandatos, ex-prefeito de Cunha Porã, no Oeste do Estado.
Não é.
É o avatar, a versão virtual produzida por inteligência artificial para representar o parlamentar em suas redes sociais. Aliás, no vídeo em que estreia a novidade, o próprio avatar de Mauro de Nadal se apresenta como tal, com a voz idêntica à do deputado estadual, mas com um texto produzido por assessoria.
Além dos temas de mandato, o próprio uso da inteligência artificial faz parte dos conteúdos.
A novidade introduzida pela presidente vem em boa hora. Acaba sendo uma forma clara de mostrar ao eleitorado uma possibilidade básica do avatar, que pode ser utilizada com boas ou más intenções. O avatar do presidente da Alesc mostra o quanto a inteligência artificial pode reproduzir a imagem e a voz de qualquer político.
Mauro de Nadal, ele mesmo, não o avatar, explica a intenção:
A inteligência artificial, quando usada de maneira responsável, pode trazer muitos benefícios. Porém, se utilizada com maldade, pode arruinar reputações e criar muitos problemas. Por isso, devemos conscientizar a sociedade sobre benefícios e riscos da ferramenta – diz o presidente da Alesc.
Para o deputado, o uso do avatar permite mostrar às pessoas o quão avançada está a tecnologia, e sugere a elas que percebam como pode se dar a sua utilização correta. E alertar para os riscos, caso a ideia seja fomentar a desinformação.
Ou seja, vem aí uma campanha eleitoral que teremos que estar muito mais atentos ao que vemos e ao que ouvimos.
Veja o avatar de Mauro de Nadal em ação