De segunda a sexta-feira, as notícias e bastidores da Grande Florianópolis.
Cancelamento
O prefeito Topázio Neto (PSD) sancionou a lei que proíbe a denominação de espaços públicos de Florianópolis em homenagem a pessoas que tenham praticado ato de racismo, injúria racial, que estejam historicamente ligadas à exploração do trabalho escravo, além de terem cometido crimes contra a humanidade e os direitos humanos.
O projeto aprovado pela Câmara foi iniciativa da vereadora Tânia Ramos (PSOL). Segundo o texto, os deverão ser comprovados por “provas historiográficas produzidas por entidades científicas ou de pesquisa”, sentença condenatória em julgado ou ainda pelo relatório final da Comissão Nacional da Verdade.
Corrente do bem
Será neste domingo (26), das 11h às 20h, na cabeceira insular da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, o TruckFolia – Praça do Bem, com food trucks e cervejarias artesanais. O evento terá ação solidária para ajudar os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O público está sendo convidado a levar um fardo de água mineral e parte do lucro das vendas também será destinado aos gaúchos.
Carianos
Jairo Lima Machado Júnior foi eleito por aclamação para a presidência da Amocar (Associação dos Moradores do Carianos), em Florianópolis. A diretoria é formada também por Thaise Halliday de Sá Pinheiro (vice), Katarina Freire Paula (primeira secretária), Francielle Aparecida Matias Félix (segunda secretária) e Joaquim Ângelo Siqueira (primeiro tesoureiro).
Esporte & educação
O presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, participa de sexta (24) a domingo (26), em Curitiba, do Seminário Internacional do Desporto Escolar da América do Sul. O objetivo é debater questões relacionadas à união entre esporte e educação. Os Jogos Escolares de 2024 estão no calendário da federação. As etapas microrregionais movimentaram quase 6 mil atletas em todo o Estado.