O deputado federal Rafael Pezenti (MDB) esteve com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e cobrou a inclusão da bovinocultura de corte de Santa Catarina no rol de atividades agrícolas contempladas com a prorrogação de dívidas.
No final de abril, o governo federal anunciou aos produtores que foram afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços em 2023 a possibilidade de renegociação de dívidas do crédito rural para investimentos.
A medida permite que os produtores catarinenses de soja, milho e pecuaristas de leite parcelem ou adiem os débitos que vencerão neste ano. No entanto, de acordo com o deputado Pezenti, os agricultores que trabalham com gado de corte em Santa Catarina não foram contemplados pela iniciativa.
A bovinocultura de corte é a quinta atividade mais importante do agronegócio catarinense e está presente em 98% dos municípios. O estado tem o 14º maior rebanho de bovinos do país, com 4,5 milhões de cabeças.
Pezenti tratou também sobre seguro rural e a crise do setor leiteiro. O Ministro Fernando Haddad garantiu que os pleitos serão analisados com atenção e que o governo poderá anunciar novas medidas nos próximos dias.