A reportagem “Encarcerados de si mesmos: a luta psiquiátrica pela recuperação no Hospital de Custódia de Florianópolis”, com textos de Ana Schoeller e fotos de Diórgenes Pandini, venceu o 1º Prêmio ACP de Jornalismo. Publicada em julho de 2024 no Portal Upiara, a reportagem mostrou o cotidiano no Hospital de Custódia, pela visão de internos, funcionários e especialistas e foi premiada na categoria Jornalismo Digital.

A iniciativa a Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP) homenageou trabalhos que contribuíram para desmistificar os transtornos mentais, reduzir estigmas sobre a psiquiatria e promover informação qualificada, da infância à velhice.
Foram 170 trabalhos inscritos em três categorias. Na categoria Telejornalismo, o prêmio ficou com a série “Ansiedade não tem idade”, da NSC TV. Em áudio, o destaque foi a reportagem “Lei do Luto Parental: entra em vigor política pública que assegura atendimento humanizado”, da CBN Floripa.
A solenidade ocorreu durante a confraternização de encerramento da 21ª Jornada Catarinense de Psiquiatria, que reuniu, entre 21 e 22 de novembro, especialistas de diversas áreas da saúde no Oceania Park Hotel Spa & Convention Center, em Florianópolis.
Colunista de saúde do Portal Upiara e coordenadora de Comunicação da Fecam, Ana Schoeller compareceu à premiação e destacou a importância de uma reportagem sobre saúde mental ter o reconhecimento de profissionais da área. Ela também dedicou o prêmio a todos os pacientes psiquiátricos:
Dedico este prêmio a todos os pacientes psiquiátricos, aos que travam batalhas silenciosas apenas para permanecer vivos, aos que fogem da própria mente como quem corre de um labirinto sem portas,
aos que acordam todos os dias dentro de um mundo pintado em tons de cinza.
Dedico também aos que já foram negligenciados por igrejas, abandonados por famílias, e esquecidos por um Estado que deveria ter sido abrigo.
A cada um de vocês, que carrega no peito uma dor sem nome, eu ofereço não apenas esta homenagem, mas a promessa de continuar lutando por um jornalismo que honre a ciência, acolha com empatia e reconheça no outro a centelha sagrada da vida.
A reportagem “Encarcerados de si mesmos: a luta psiquiátrica pela recuperação no Hospital de Custódia de Florianópolis” também foi homenageada no último Prêmio ACI/Ocesc de Jornalismo, quando ficou em terceiro lugar.
Relembre a reportagem premiada
A 21ª Jornada Catarinense de Psiquiatria
A 21ª Jornada Catarinense de Psiquiatria consolidou-se mais uma vez como o maior encontro de Psiquiatria de Santa Catarina, oferecendo dois dias de debates científicos, atualização profissional e integração entre psiquiatras, médicos, residentes, profissionais de saúde e estudantes.
Com o tema “Do Passado ao Amanhã: as Novas Fronteiras da Psiquiatria”, a programação abordou questões contemporâneas da saúde mental, como saúde da mulher, esquizofrenia, depressão, TDAH, saúde mental de profissionais e desafios éticos que permeiam a prática clínica. A presidente da ACP, Deisy Mendes Porto, destacou que a edição deste ano teve uma relevância especial.
– A Jornada reforçou nosso compromisso com a excelência na saúde mental. Em meio às comemorações pelos 60 anos da ACP, este encontro simbolizou uma trajetória construída com dedicação, ciência e cuidado. Discutimos avanços, compartilhamos experiências práticas e fortalecemos vínculos que contribuem para uma psiquiatria mais conectada, humana e colaborativa – afirmou.





