A inserção e capacitação de mulheres na política local foi pauta do evento “São José Pode Muito Mais Com Mulheres na Política” -, realizado nesta sexta-feira (20) pela coligação que lançou Moacir da Silva (Podemos) e Fabiana Pereira (PRD) como candidatos à prefeitura josefense.
Com música, coquetel e palestra, o encontro buscou capilarizar a chapa entre o eleitorado feminino – que corresponde a mais da metade dos josefenses. Além dos candidatos à majoritária, estiveram presentes as presidentes dos partidos coligados (Podemos, PRD, PRTB e PDT), candidatas a vereadoras, lideranças femininas e convidadas – comprovando a interseccionalidade das demandas.
“As mulheres sabem o que é melhor para a cidade. E sabem que precisamos de um olhar diferente que queremos levar à cidade. Queremos que nossa cidade seja tratada como a nossa casa. E pertencemos um tratamento de que, hoje, muitas regiões não pertencessem a essa casa; a essa família. Nós queremos uma cidade para todos”, disse Moacir.
Por vez, a candidata a vice, Fabiana Pereira, sublinhou a necessidade de políticas públicas voltadas para as demandas do público feminino.
“Como mulher, como mãe, como empresária, como advogada, eu sei que a mulher precisa da mulher para a mulher. Somente a mulher entende as suas necessidades, entende o que falta no poder público, entende o que falta nas escolas, nas creches, no dia a dia. É justamente na mulher que a falta dos serviços mais afeta”, disse.
Ainda, destacou propostas da campanha voltadas à vida da mulher.
“A gente sente as necessidades. Uma criança fica na creche até os 5, 6 anos. São José já tem problemas de creche, a gente não consegue atender todas as crianças. Mas depois, com 5, 7 anos, ela precisa ir para a escola. E o que essa mãe faz com essa criança? Ela fica sozinha em casa no período? Ela precisa ter atendimento integral, ela precisa fazer aulas de reforço, ela precisa estar bem cuidada, ela precisa ser orientada, ela precisa estar alimentada, fazer esportes, se desenvolver. Porque ela tem as mesmas oportunidades que muitas crianças têm”, finalizou.
Segundo a coordenadora do evento e presidente do Podemos Mulher, Nalma Neinchotter, a ideia é demonstrar a força feminina como motriz da mudança de gestão em São José.
“A força da mulher na política é capaz de mudar os rumos dessa cidade. Nossa vice-prefeita está na rua, trabalhando em prol dessa mudança. Penso que a motivação do evento é incentivar mais e mais que tenhamos mulheres fazendo política. Que estejam empenhadas, que não seja só um faz de conta, e sim com um objetivo real”, disse.