Pedrão convida Novo para aliança pela prefeitura de Florianópolis

Pedrão tomou café com Manu Vieira e Bruno Souza, do Novo, e convidou o partido para uma aliança na disputa pela prefeitura de Florianópolis

Um café em um shopping de Florianópolis marcou o início das conversas entre o ex-vereador Pedrão Silvestre (PP), pré-candidato a prefeito da Capital, com a vereadora Manu Vieira e o ex-deputado estadual Bruno Souza, ambos do Novo. O encontro teve a presença do secretário-geral do PP de Florianópolis, Jefferson Fonseca, e teve no cardápio sobre as afinidades nos projetos de cidade dos dois partidos e a possibilidade de uma frente alternativa à reeleição do prefeito Topázio Neto (PSD) e às candidaturas de esquerda representadas pelo deputado estadual Marquito (PSOL) e o ex-vereador Vanderlei Farias, o Lela (PT).

Pedrão propôs uma união de forças e formação de uma plataforma política conjunta visando à eleição municipal de 2024. O objetivo seria o de concentrar-se em pontos comuns e discutir os desafios enfrentados pela cidade, a proposta é evitar o personalismo, direcionando o foco para um projeto de cidade e gestão municipal.

Pedrão sugeriu a reunião das executivas municipais de ambos os partidos, para a definição de um calendário de encontros e a busca ativa por ampliar uma frente suprapartidária. Ele afirmou quea parceria pretende ser inclusiva, aberta a diversas vozes, contribuindo para um diálogo político mais diversificado e uma visão compartilhada para o futuro da cidade.

– A cidade enfrenta desafios significativos, como mobilidade, saneamento, contas públicas municipais e a situação dos moradores de rua. É preciso romper com o silêncio da propaganda oficial, que sugere que a cidade não tem problemas, e apresentar ideias construtivas voltadas para o futuro de Florianópolis – disse o pré-candidato.

Pedrão se mostrou otimista com o avanço das conversas.

– No momento, a falta de debate é evidente, com a disputa restrita à oposição de esquerda e ao governo, cujas figuras centrais estão no poder desde a gestão de Cesar Souza Junior, há 12 anos. A união entre Novo e Progressistas pode se constituir uma alternativa na arena da direita, visando enriquecer o debate político e oferecer novas perspectivas à comunidade – completa.

Mais cautelosa sobre o avanço das conversas, a vereadora Manu Vieira ressaltou que o encontro com os progressistas foi um “conversa informal e inicial entre pessoas e não entre partidos”, porque o diretório municipal do Novo não tem posição oficial sobre o assunto. Mas mostrou desconforto em relação à gestão Topázio – a vereadora apoiou pautas como a revisão do Plano Diretor, mas tem feito críticas ao reajuste da taxa de lixo.

– Fui convidada a participar de uma conversa para debater a cidade. Parece existir um desconfortável silêncio e falta de espaço para quem quer debater os problemas e construir soluções, e não apenas bater palmas para as soluções trazidas pela gestão. Confesso que vim para a política por me importar com a cidade e vejo como é difícil encontrar pares para esse diálogo. Criar esse espaço suprapartidário, como um mínimo denominador comum entre partidos e entidades da sociedade civil me interessa e estendo o convite aos demais. Florianópolis merece esse olhar – disse a vereadora.


Pedrão e Jefferson Fonseca, pelo PP, Manu Vieira e Bruno Souza, pelo Novo, conversam sobre a eleição em Florianópolis. Foto: Divulgação.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit