Por Patrick Cavalheiro
Como maestro me sinto imponente diante do projeto prelúdio, idealizado por mim e que através do Ministério da Cultura leva nossa Orquestra Sinfônica de Caçador à Capital Catarinense. Somos uma Orquestra fundada em 2011, mantida e administrada pela Associação dos Amigos da Música, também localizada em Caçador, composta por uma variedade de músicos que utilizam instrumentos de cordas, madeiras, metais e percussão.
O projeto Prelúdio é uma ação cultural aprovada pela Lei Rouanet, do Governo Federal. Tem como missão difundir a cultura musical no estado de Santa Catarina por meio de apresentações, concertos, recitais e turnês, valorizando a música orquestral, coral, erudita, popular e regional, transformando as pessoas através da nossa arte, formando alunos.
Para o projeto prelúdio são previstos oito concertos com a Orquestra Sinfônica de Caçador, nas cidades de Caçador e Florianópolis, além de palestras e ações de democratização do acesso à Cultura, com o apoio da AMIMU – Associação dos Amigos da Música. Meu papel não foi apenas de criar, mas também de unir todos os elementos da orquestra em uma interpretação coesa e expressiva da música.
Os concertos programados serão oportunidades de vivenciar a música orquestral e sinfônica. A qualidade dos concertos e o nível artístico de todos os integrantes da Orquestra Sinfônica de Caçador fazem com que os shows sejam ainda mais apreciados pelo público. Esperamos e queremos democratizar e acessibilizar a música sinfônica com os eventos gratuitos.
Democratizar também é incluir, por isso os concertos contarão com medidas de acessibilidade para todos os públicos. Em um primeiro momento faremos dois concertos gratuitos de aberturas de óperas e suítes no formato de prelúdios sinfônicos.
Um em Florianópolis, que aconteceu nesta segunda-feira, 6, às 20h no Teatro Ademir Rosa, e o segundo em Caçador, no dia 12 de maio, no Teatro da Uniarp, às 18h. Os ingressos estão disponíveis no site Sympla ou nos locais dos eventos uma hora antes do início de cada concerto.
Nosso papel social, junto com a AMIMU, é oportunizar aprendizado aos alunos e acesso à cultura aos que irão nos prestigiar. Além da Orquestra temos grupos de câmara no formato de quarteto e quinteto de cordas, o Coral da AMIMU (adulto), o Madrigal da AMIMU, um coral jovem e um coral sênior, e a Escola de Artes da AMIMU, ou seja, atendemos todas as faixas etárias. Fomentar a cultura para todos é abrir caminhos saudáveis para o futuro.
Patrick Cavalheiro, é diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica de Caçador.