Upiara Comenta: Diversas câmaras de vereadores tem buscado formas mostrar serviço indo além das atribuições básicas de legislar e fiscalizar o Poder Executivo. A Câmara de São José é uma delas. A iniciativa é mais do que válida.
Pelo menos 800 pessoas deixaram a Câmara Municipal de São José com vagas de emprego encaminhadas durante o 1º Câmara em Ação. Pelo Sistema Nacional do Emprego (Sinde), 1631 vagas foram oferecidas, ao longo do dia, a um grande público que circulou pelas tendas montadas em frente à Casa Legislativa durante a quinta-feira.
O presidente da Casa, vereador Matson Cé (PSD), destacou o feirão como motor para a economia da Grande Florianópolis.
– Ajudamos a injetar trabalhadores na cadeia econômica de São José e região”, explicou, frisando o papel da Câmara para a sociedade. “Vivenciamos uma integração entre sociedade, comunidade e os vereadores. Um trabalho dos 19 parlamentares para que tenhamos uma Câmara, de fato, inclusiva e a serviço do cidadão.
Já o presidente da Escola do Legislativo Eufrásia Margarida da Silva, vereador Cryslan de Moraes, enalteceu a parceria entre Câmara Municipal de São José, Sine, governo do estado, empresas e Justiça Eleitoral, pois, além das vagas de emprego, foram disponibilizadas palestras, atualização de título de eleitor, entre outras atividades.
– Nosso objetivo é abrir as portas da Câmara de Vereadores para a população de toda a região, não só de São José. Queremos atrair a população, dando oportunidade de emprego para que muitos possam começar 2024 com a carteira assinada. Isso é o mais importante.
A movimentação das 09h às 17h surpreendeu positivamente até a supervisora do Sine, Mara Goreti.
– Teve gente que saiu daqui contratado, já vai passar na empresa amanhã, levar a documentação, fazer o exame, pegar o uniforme. Isso para nós é uma realização. A gente pretende fazer outros eventos inclusive. Esse é o primeiro.
O 1º Câmara em Ação é uma realização da Câmara Municipal de São José por meio da Escola do Legislativo Professora Eufrásia Margarida da Silva, em parceria com o SINE/São José, Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço.
Foto: Divulgação.