logo-branco.png

14 de abril de 2024

Jorginho e secretários discutem Reforma Tributária em encontro dos governadores do Sul-Sudeste

Representantes de Santa Catarina estão participando da 7ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que teve início na última quinta-feira, no Rio de Janeiro. Além do governador Jorginho Mello (PL), os secretários de Estado Cleverson Siewert (Fazenda), Edgar Usuy (Planejamento), Moisés Diersmann (Administração) e Carmen Zanotto (Saúde) também estão presentes no evento. A programação desta sexta-feira tem como tema principal a Reforma Tributária.

A conferência visa a debater os impactos da Reforma Tributária e propõe um novo modelo tributário que simplificaria o sistema, reduzindo a carga de impostos e aumentando a arrecadação. A criação de um fundo de compensação de perdas de Estados e municípios e a mudança de tributação do ICMS da origem para o destino também foram defendidas durante o evento.

Em uma das reuniões temáticas, os secretários estaduais defenderam a cooperação técnica e operacional entre os Estados para a melhoria das administrações tributárias e do ambiente de negócios para os contribuintes das regiões Sul e Sudeste. Já no âmbito da gestão financeira, o destaque foi a dívida dos Estados com a União.

Durante a tarde desta sexta-feira, o governador Jorginho Mello e os demais governadores presentes no evento se reunirão no Palácio Guanabara com o presidente da Fundação Getulio Vargas (FGV), Carlos Ivan, e representantes das Federações das Indústrias dos Estados do Sul e do Sudeste. Em seguida, os chefes de Estado farão um pronunciamento à imprensa. O secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, destacou a importância do evento para o processo de entendimento da economia e de gestão estadual, e a esperança de que a convergência de informações possa se traduzir em retornos positivos para o país.

– É uma grande oportunidade estar reunido, interagindo e trocando experiências com vários estados e pessoas do mercado para aprimorar cada vez mais nosso processo de entendimento da economia e de gestão estadual. A Reforma Tributária é um tema absolutamente urgente para o nosso país, que tem mudanças expressivas sendo trabalhadas, com reflexos na economia, na população catarinense e no Brasil como um todo. Cada vez mais se percebe que a convergência de informações, a convergência de vontades está acontecendo. Temos esperança que isto possa se traduzir em retornos positivos para o nosso país – destacou o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert.


Sobre a foto em destaque:

Cleverson Siewert, da Fazenda, é um dos secretários catarinenses participantes do Cosud. Foto: Roberto Zacarias, Secom-SC.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing