A reunião do governador Jorginho Mello (PL) com as lideranças do PP na última sexta-feira teve um momento inusitado. Enquanto listava as cidades em que imaginava poder contar com o apoio dos progressistas em 2024, o governador citou a possibilidade de que Ricardo Guidi concorra a prefeito de Criciúma pelo PL.
Deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Meio Ambiente e Economia Verde, Guidi é filiado ao PSD, que também tem como pré-candidato – com apoio do prefeito Clésio Salvaro (PSD) e do deputado estadual Júlio Garcia – o secretário municipal Arleu da Silveira (ainda no PSDB). É nesse impasse que Jorginho aposta para fazer a filiação.
Acontece que ao citar essa possibilidade, Jorginho ouviu prontamente do senador Esperidião Amin que o PP também convidou Guidi para filiação e que, neste contexto, o PL poderia apoiá-lo. A questão ficou no ar – quem sabe para outra rodada de conversas.
Enquanto isso, Guidi garante que não sai do PSD e que acredita que será candidato a prefeito pelo partido. Segundo ele, o acordo feito na metade do ano com o presidente nacional Gilberto Kassab (PSD), avalizado pelo ex-senador Jorge Bornhausen (PSD), garante que o melhor colocado nas pesquisas será o candidato pessedista.
Março será um mês muito divertido.
Todos de olho em Ricardo Guidi. Foto: Eduardo Valente, Secom-SC.