Auxiliar a reconstrução de cidades gaúchas que estão em situação de emergência pela enchente dos últimos dias. Esse é o propósito da iniciativa #AdoteUmaCidadeRS, uma rede de solidariedade criada por lideranças catarinenses para adotar municípios gaúchos e, assim, atuar de forma efetiva na limpeza e restauração dessas cidades.
Na prática, quando uma prefeitura de Santa Catarina adota uma cidade gaúcha, com anuência da Câmara de Vereadores, é possível ceder máquinas para a limpeza da cidade e restauração de vias públicas e pontes, por exemplo. Como muitas cidades perderam os maquinários com as chuvas, adquirir novos equipamentos pode ter um custo alto e um prazo muito longo para a reconstrução da cidade.
A deputada Paulinha (Podemos) destacou a iniciativa durante a sessão da Assembleia Legislativa de quarta-feira, reforçando que a ação proposta pela Prefeitura de Bombinhas pode ser replicada em outras cidades. O personagem Badin, que arrecadou mais de R$ 60 milhões para os municípios gaúchos atingidos pelas chuvas, gravou um vídeo incentivando outras prefeituras do Brasil a adotar cidades do Rio Grande do Sul, a exemplo do que muitos prefeitos catarinenses têm feito.
Até sexta-feira, algumas prefeituras catarinenses que já anunciaram a adoção de municípios gaúchos são Bombinhas (que adotou o município de Eldorado do Sul), Timbó (Rolante), Joinville (Lageado e Estrela), Cunha Porã (Agudo), Itá (Barra do Rio Azul), Pomerode (Cachoeirinha), Rancho Queimado (Gravataí), Apiúna (Guaíba), Cunhataí (Travesseiro) e Rio do Sul (Muçum).