A reunião ampliada da executiva municipal do União Brasil, partido do ex-prefeito Gean Loureiro, confirmou as expectativas e aprovou a decisão de não apoiar a reeleição do prefeito Topázio Neto (PSD) em Florianópolis.
Em nota oficial, o partido alegou “divergências administrativas que não permitiram a continuidade de alguns projetos e modelos administrativos iniciados” na gestão de Gean e “falta de valorização partidária do União Brasil”.
Gean Loureiro e Topázio Neto formaram chapa como prefeito e vice-prefeito eleitos em 2020. Topázio assumiu o cargo no final de março de 2022, quando então prefeito renunciou para concorrer a governador do Estado. Após as eleições, em que o ex-prefeito terminou em quarto lugar, Topázio mudou os rumos da administração e não aceitou o retorno de Constâncio Maciel, presidente estadual do União e ligado a Gean, para a Secretaria da Fazenda.
Desde então, a dupla viveu aproximações e reaproximações. Nas composições para a candidatura a reeleição, desta vez como titular, Topázio priorizou a aliança com o PL do governador Jorginho Mello e a reconstrução do MDB em torno do presidente da Câmara de Florianópolis, João Cobalchini (MDB, ex-União Brasil).
As reclamações de Gean foram se tornando públicas nas últimas semanas. A vários interlocutores, o ex-prefeito negou que estivesse incomocado com a destinação de vaga de vice-prefeito na chapa para o PL ou a aproximação Topázio-Jorginho. As palavras de Gean a esses interlocutores era clara: “o problema tem nome e sobrenome: Topázio Neto”.
O encontro da executiva municipal do União Brasil teve a presença do ex-prefeito Gean Loureiro e de Constâncio Maciel, presidente municipal. Dos 20 integrantes, 18 estavam na reunião. Além deles, também estavam presentes 20 dos 24 pré-candidatos a vereador do partido em Florianópolis.
A nota oficial do União Brasil adianta que a legenda procurará outras pré-candidaturas para conversar sobre coligações e apresenta uma lista de medidas que quer ver executadas na próxima administração de Florianópolis. Uma forma clara de dizer que não acredita que serão cumpridas por Topázio.
Leia a nota oficial na íntegra
A executiva municipal ampliada do União Brasil de Florianópolis, reunida nesta quarta-feira, 19/06, deliberou pela não participação do partido na próxima eleição na coligação liderada pelo prefeito Topázio Neto. A decisão se baseia em divergências administrativas que não permitiram a continuidade de alguns projetos e modelos administrativos iniciados pelo ex-prefeito Gean Loureiro, bem como na falta de valorização partidária do União Brasil.
A decisão de qual coligação participar na próxima eleição passará pela inclusão de propostas no plano de governo que contemple ações como as que destacamos abaixo:
- Gestão Fiscal: Reequilíbrio das contas públicas com redução do custeio da máquina para permitir mais investimentos, tendo como meta retornar à avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional para A+ atingida pelo ex-prefeito Gean Loureiro em sua gestão.
- Saúde: Ampliação do número de Equipes de Saúde da Família (ESF) atendendo nos centros de saúde, com contratação de mais médicos e profissionais de saúde, garantindo uma ESF para, no máximo, 3.000 habitantes na cidade de Florianópolis.
- Educação: Voltar a zerar o número de crianças na fila de espera por vagas na educação infantil, com ampliação dos serviços em período integral. Continuidade do projeto Escola do Futuro para outros bairros do município.
- Assistência Social: Ampliação dos projetos sociais iniciado pelo ex-prefeito Gean Loureiro, para outras regiões do município. Ampliação do serviço de Abordagem de Rua, com a garantia efetiva da internação para tratamento de dependentes químicos de todas as pessoas em situação de rua que precisem.
- Infraestrutura: Retomar a “Operação Asfaltaço” com a pavimentação de todas as ruas que ainda não tenham pavimentação no município. Execução de obras estruturantes como a 4ª pista da SC 405 no sul da Ilha, entre o elevado da Seta e Rio Tavares, a 4ª pista da SC 404 do Itacorubi até o Morro da Lagoa e ampliação das faixas da SC 401 no norte da Ilha.
A valorização partidária, bem como a inclusão dessas propostas e outras debatidas pelo partido, serão requisitos fundamentais para definição do apoio na eleição municipal deste ano pelo partido.
Foto: Reunião ampliada do União Brasil de Florianópolis decide não apoiar reeleição de Topázio Neto (PSD).
Crédito: Divulgação.