logo-branco.png

14 de abril de 2024

Unisul rebate falas de Jorginho Mello e Luciane Ceretta

Na reportagem “Acafe e Ampesc debatem conceito de universidade privada em briga pelos bilhões do Faculdade Gratuita“, reproduzi a fala do governador Jorginho Mello em 18 de novembro de 2022, na Federação das Indústrias (Fiesc), quando defendeu a compra de vagas das universidades do sistema Acafe como forma de protegê-las da compra por grandes redes de ensino. Ele usou o exemplo da Unisul, comprada pela Ânima. Reproduzo a fala de Jorginho naquele encontro:

– As universidades comunitárias… antes que elas desapareçam por grandes grupos. Eles estão comprando, estão começando a comprar. Já foi a Unisul. Daqui a pouco compram todas. Daqui a pouco vira só negócio – disse Jorginho na época.

Na reportagem, a presidente da Acafe, Luciane Ceretta, reverberou a fala do governador. A Unisul se manifestou e pediu espaço para responder a Jorginho Mello e Luciane Ceretta. Reproduzo na íntegra.

Resposta da Unisul:

A UniSul acredita que só há um caminho possível para transformar realidades, vidas e toda uma sociedade: a educação. Por isso, considera importantes iniciativas que pretendem fortalecer o ingresso de estudantes nas instituições de ensino superior. De todo modo, diante de falas equivocadas, veiculadas em matéria no Upiara, no dia 24/02, envolvendo o nome da instituição, esclarece que:

  • A UniSul não foi comprada por um grupo internacional. Em janeiro de 2021, a instituição passou a fazer parte integralmente do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. O que representa contar com o que há de mais inovador no ensino, possibilitando aos estudantes uma experiência transformadora e uma formação que fará a diferença para o futuro.  Para saber mais sobre a Ânima Educação e seu propósito de transformar o país pela educação: https://animaeducacao.com.br/
  • A instituição integra a seleta lista das melhores universidades da América Latina, segundo o ranking Times Higher Education World University 2022, e está em primeiro lugar entre as instituições de ensino superior privadas de Santa Catarina. O levantamento é baseado em 13 indicadores rigorosos de desempenho que avaliam critérios como ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais.
  • Atualmente a UniSul possui uma gestão sólida, auditável e segue focada em proporcionar uma vivência acadêmica cada vez melhor e com qualidade de ensino. Atua com foco no desenvolvimento da região, apoiando a economia criativa e a inovação e contribuindo com a arrecadação das cidades e Estado através de seus impostos, sendo, em alguns municípios, a principal fonte de ISS.
  • A UniSul traz em seu DNA o engajamento social. Somente no último ano, 179.205 pessoas foram impactadas positivamente e beneficiadas pelos 131 projetos gratuitos realizados pela UniSul. Divididos por áreas, as atividades são voltadas para Saúde e Esporte, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Habilidades Artísticas e Culturais, Direitos Humanos, Diversidades, Cidadania e Inclusão e Inovações e Empreendedorismo.
  • As Clínicas Integradas da Saúde dos cursos de Medicina, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Fisioterapia e Naturologia são responsáveis por trazer atendimento nas mais diversas especialidades em saúde, contribuindo efetivamente com a diminuição da fila de espera e necessidades do SUS nos municípios em que estamos inseridos. Importante ressaltar também que os programas de extensão e os grupos de voluntariados realizam mutirões regularmente para ações de prevenção da saúde tais como: saúde da mulher, da criança, dos povos indígenas, das pessoas em situação de rua, e, das pessoas em cárcere.
  • Complexo Aquático e Esportivo da UniSul, referência na oferta de diversas atividades físicas gratuitas, como natação, hidroginástica, judô e atletismo, em Palhoça, somou mais de 52 mil atendimentos no ano passado.
  • Recentemente, a Secretaria de Estado da Educação (SED), o Instituto Ânima Educação e a UniSul firmaram uma parceria para a qualificação do Itinerário Formativo de Educação Financeira do Novo Ensino Médio (NEM) de Santa Catarina, no qual as instituições devem elaborar de maneira conjunta materiais didáticos para a formação continuada dos professores da rede estadual de ensino em Educação Financeira.
  • Ainda no último ano, a UniSul atuou na formação de professores da rede municipal de ensino, por meio da parceria com a Universidade da Finlândia e mais de 700 professores da rede pública, em eventos presenciais que contaram com professores finlandeses especialistas no que há de mais inovador em educação no mundo.
  • A Instituição ainda participa ativamente de projetos que mudam a realidade do Estado, como o primeiro Banco de Alimentos de Santa Catarina, lançado em 2022, e que atende cerca de 185 mil famílias em situação considerada de extrema pobreza.
  • Para saber mais sobre a atuação da UniSul junto às comunidades: https://www.unisul.br/balanco-social/

Por fim, a instituição reforça o canal aberto ao diálogo com o governo do Estado de Santa Catarina para participar de toda e qualquer iniciativa que esteja relacionada ao ingresso e permanência de estudantes no ensino superior, bem como atenção às necessidades do Estado.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing